O Brasil Voluntário, programa de voluntariado do Governo Federal, foi criado para atender a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

A atuação dos voluntários será integrada com o programa de voluntariado da FIFA e funcionará como uma ampla rede de mobilização, que irá atuar em pontos de mobilidade, aeroportos, eventos de exibição pública, áreas de fluxo, entorno dos estádios e centros abertos de mídia, nas cidades onde houver. Nestes locais, eles darão suporte ao público-alvo de atendimento: torcedores, imprensa não credenciada, turistas e população em geral.

Para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o Brasil Voluntário irá selecionar inscritos para atuar nas doze cidades-sede: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O que é ser voluntário?

Voluntário é uma pessoa que, motivada pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário. Os objetivos podem ser cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.

Onde os voluntários irão atuar?

Durante uma Copa do Mundo da FIFA, todos os olhares estão voltados para o campo. Nada mais natural do que jogadores, bola e torcida assumirem o papel de atores principais do espetáculo. Mas um evento de tal porte não envolve apenas aquelas pessoas presentes no estádio. É algo que mexe com milhões de pessoas, que transforma a rotina de um país inteiro.

Para garantir que tudo funcione bem e que o foco permaneça na competição, a atuação dos voluntários é essencial. São eles os responsáveis por fazer todo o sistema de suporte a torcedores, turistas, moradores e visitantes funcionar. Os voluntários atuarão em uma das doze cidades-sede da Copa do Mundo:

– Belo Horizonte
– Brasília
– Cuiabá
– Curitiba
– Fortaleza
– Manaus
– Natal
– Porto Alegre
– Recife
– Rio de Janeiro
– Salvador
– São Paulo

As áreas de atuação são:

Mobilidade: Ao optar por esta área, você poderá ser selecionado para atuar auxiliando e orientando visitantes e torcedores em pontos estratégicos de mobilidade urbana na sede, como estações de ônibus ou metrô.

Proximidades dos estádios: Ao optar por esta área, você poderá ser selecionado para atuar auxiliando e orientando visitantes e torcedores com informações sobre as arenas (portões, estacionamentos, assentos) e auxílio na organização do fluxo de entrada e saída dos torcedores.

Áreas de fluxo: Ao optar por esta área, você poderá ser selecionado para atuar auxiliando e orientando visitantes com informações gerais em áreas de grande movimentação de pessoas, como shoppings e pontos turísticos.

Aeroportos: Ao optar por esta área, você poderá ser selecionado para atuar sendo um dos primeiros contatos com os visitantes e torcedores, prestando informações sobre a cidade-sede, os jogos, transporte nos pontos de embarque e desembarque dos aeroportos.

Eventos de Exibição Pública: Ao optar por esta área, você poderá ser selecionado para atuar recebendo e orientando os visitantes e torcedores em grandes eventos simultâneos aos jogos como as FIFA Fan Fests ou eventos de exibição pública.

Centro Aberto de Mídia (CAM): Ao optar por esta área, você poderá ser selecionado para auxiliar jornalistas brasileiros e estrangeiros da imprensa não credenciada nos Centros Abertos de Mídia.

Fonte: Brasil Voluntário

Fonte: