O Dia do Guia de Turismo é comemorado em 10 de maio, em homenagem a todos os profissionais. O Guia de Turismo é o profissional responsável que tem por tarefa orientar e transmitir dia-do-guiainformações de acordo com um roteiro turístico. Ele pode acompanhar grupos de turistas, ou ainda trabalhar em museus, mostrando todas as peças e suas histórias. Um bom guia deve organizar as atividades do dia, desenvolver itinerários de visitas e atender gentilmente os passageiros. Durante excursões regionais, nacionais ou internacionais, é obrigatório a presença do Guia de Turismo numa excursão turística.

O Guia deve estar apto para realizar a assistência aos turistas durante toda a viagem. Essa assistência pode ser feita ao tirar dúvidas que o visitante possa ter sobre o local. Para trabalhar nesta área no Brasil, é necessário ter aulas em cursos ou instituições de ensino devidamente regulamentados pelo Ministério do Turismo.

É por meio do trabalho do guia de turismo que os visitantes conhecem a novos lugares e aprendem novos costumes, novas histórias, novas culturas. Ou seja, o guia é o anfitrião do turista, quando o guia realiza um ótimo trabalho, é certeza que o viajante guardará ótimas lembranças do lugar apresentado.

Parabéns a todos os Guias de Turismo do Brasil!