A cidade de Mossoró foi fundada em 15 de março de 1852, tendo hoje 164 anos.

De acordo com a contagem da população em 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mossoró  tem aproximadamente 259.815 habitantes. Sendo assim a segunda cidade mais populosa do estado.

A cidade foi chamada de Mossoró , devido a tribo indígena Moxorós que habitavam a região antes dos colonizadores.
Conhecida como capital do Oeste e Capital cultural do RN, a cidade de Mossoró, é um importante pólo econômico para o estado do rio Grande do Norte, sendo a segunda cidade mais importante do Estado. Esta cidade tem fama de vanguarda, pois nela ocorreu a libertação de escravos em 1883, cinco anos antes da Lei Áurea (Lei que decretou o fim da escravatura no Brasil); também em Mossoró, pela primeira vez na América Latina, uma mulher teve direito ao voto,sendo a Professora Celina Guimarães Viana a primeira eleitora nesse continente. A cidade ainda é conhecida pela bravura dos seus habitantes que resistiram a tentativa de invasão do bando cagaceiro Lampião. Além dessas curiosidades históricas, a cidade é conhecida pelas suas grutas,águas termais, serras, rios, parques, museus, monumentos históricos, salinas e também pelo artesanato produzido das palhas da carnaúba, couro cru, madeira, cerâmica e sisal. A Festa Junina é o maior do RN, atraindo milhares de visitantes, assim como os festejos de Santa Luzia, a padroeira da cidade.

Mossoró é um das cidades mais visitadas do RN, pois  possui vários pontos turísticos, com destaque para a Catedral de Santa Luzia, Estação das Artes Elizeu Ventania, o Museu Lauro da Escóssia , o Palácio da Resistência e também o rio Mossoró que é um dos principais cartões postais dos mossoroenses.