O turismo é um segmento importante no quadro atual da economia norte-riograndense, são as atividades ligadas ao turismo que, além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos, credenciam o Estado, que conta com uma ótima rede hoteleira, , despontando assim como um centro turístico importante e um dos principais portões de entrada do turismo internacional no Nordeste.

  As nossas praias são o grande atrativo para o turista que visita o Estado. Em sua grande maioria brasileiros, cerca de 90% com   predominância de paulistas. Outro exemplo são as atividades industriais, como a economia também está concentrada em Natal e nos municípios da Grande Natal , concentração que se fortalece com o novo aeroporto em São Gonçalo, com as obras de mobilidade para a conquista do Hub LATAM, o estado quer sediar o primeiro hub doméstico e internacional da TAM no Nordeste, e disputa com o estado do Ceará e Pernambuco .

  São esses empreendimentos recentes que, justamente com aqueles realizados nas últimas décadas, como a construção da Via Costeira, da Rota do Sol, do prolongamento e recapeamento da BR-101, da construção dos hotéis e pousadas e expansão das agências de viagens e da rede de restaurantes, viabilizam a ascensão das atividades turísticas no Estado. Enquanto isso ocorre no litoral de Natal, o interior e na outra parte  do Estado, que correspondem aos polos Costa Branca e Serrano, apresentam um grande potencial turístico, que já estão sendo aproveitados mesmo com pouca infra-estrutura, principalmente hotéis e estradas.